top of page

O que é o Choque Elétrico

  • Foto do escritor: Otniel Barbosa
    Otniel Barbosa
  • 9 de jun. de 2018
  • 4 min de leitura

Choque Elétrico

Por definição, choque elétrico é quando há passagem de uma corrente elétrica (movimento ordenado de partículas portadoras de cargas elétricas) através do corpo, utilizando o mesmo como condutor.

Dependendo da situação, ou seja, do tempo e da intensidade da corrente, os efeitos do choque elétrico podem variar desde um pequeno desconforto como o formigamento da área afetada, queimaduras de terceiro grau ou até mesmo causar o falecimento da vítima.

A Norma Regulamentadora nº 10 emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil tem o objetivo de assegurar a saúde e segurança dos trabalhadores que exercem cargos que envolvam instalações e serviços em eletricidade. O perigo da eletricidade e o risco de acidente causados por ela podem envolver pessoas que trabalham em qualquer área: geração, transmissão, distribuição e, inclusive, pessoas que não trabalham com energia elétrica mas consomem a mesma.

A energia elétrica, apesar de muito útil e imprescindível nos dias de hoje, é muito perigosa e pode provocar graves acidentes às pessoas e animais se os devidos cuidados não forem tomados. O choque elétrico pode ocorrer em situações corriqueiras que se menos espera, como quando alguém toca em um equipamento elétrico (geladeira, chuveiro, máquina de lavar, micro-ondas) no qual exista uma falha no isolamento. Quando isso acontece, a pessoa recebe uma descarga elétrica devido à diferença de potencial gerada entre a fase e a terra.

O grande problema dos choques elétricos e o que pode resultar em maiores danos ao corpo da vítima é o trajeto que a corrente percorre. Caso ela passe, por exemplo, pelo coração (que é um músculo) causa espasmos musculares que alteram o ritmo cardíaco, o que é bastante perigoso e oferece um enorme risco à vida da pessoa.

Uma das ocorrências mais graves do choque elétrico é aquela na qual a vítima está em um piso eletricamente isolante, apoia com uma das mãos em um condutor fase e segura com a outra mão em um condutor neutro. A corrente em questão entrará por uma das mãos e, antes de sair pela outra, passará pelo tórax, local onde se situam órgãos vitais responsáveis ela respiração e circulação do sangue.

Para fins práticos, abaixo segue uma tabela com alguns valores aproximados de corrente e os danos que causam ao corpo humano:

Choque Elétrico

Cenas Fortes veja nesse Vídeo

Choque Elétrico Causas

O choque elétrico podem causar várias lesões na vítima. Entre as piores consequências está a eletrocussão que é a morte ocasionada pela exposição do corpo a uma carga letal de energia elétrica. Os maiores responsáveis por esse tipo de acidente são os raios e a fiação de alta tensão, ou seja, com voltagem superior à 600 volts. Porém, a eletrocussão também pode ocorrer devido à baixa voltagem se houver roupas molhadas, poças de água ou umidade elevada.

As queimaduras são relativamente comuns em casos de choques elétricos em seres humanos. Elas consistem em lesões nos tecidos que envolvem diversas camadas do corpo como pele, cabelos, pelos, tecido celular subcutâneo, músculos, etc. O fogo é o principal causador das queimaduras, porém, a eletricidade é a causadora das piores queimaduras, resultando na perda funcional e anatômica dos segmentos do corpo, principalmente dos membros. A resistência da pele que é, normalmente de 100.000 Ohms é rapidamente reduzida para 500 Ohms com o rompimento da pele resultante da energia elétrica de alta voltagem.

Para saber mais sobre os efeitos do choque elétrico acesse o link: Efeitos do choque elétrico

Como boa parte dos acidentes com eletricidade tem origem nas companhias energéticas, as quedas de altura acontecem com bastante frequência após a vítima sofrer o choque elétrico. Algumas vezes a carga elétrica em si não é fatal para o trabalhador, mas ao sofrer o choque ele perde o equilíbrio e acaba caindo e essa queda resulta no seu falecimento. Danos causados por roedores, envelhecimento, fiação imprópria, diâmetro ou material do fio inadequados, corrosão dos contatos, rompimento da linha por queda de galhos e falta de aterramento do equipamento elétrico são os principais causadores de choques elétricos em fios e, consequentemente, de quedas de altura.

Como prevenir o Choque Elétrico

Todo mundo deve sempre estar atento com suas atividades diárias pois estamos a todo momento entrando em contato com equipamentos elétricos e eletrônicos. Por mais que tais aparelhos sejam indispensáveis para a vida atual, muitos deles são grandes motivadores de choques elétricos.

Segue uma lista de algumas recomendações válidas e muito importantes que podem ajudar (e muito) a evitar os choques:

  1. Manter os equipamentos elétricos longe de qualquer fonte de água;

  2. Estar sempre com calçado isolante no contato com equipamentos elétricos;

  3. Nunca tocar em equipamentos elétricos com a mão ou corpo úmido;

  4. Tomar cuidado para não sobrecarregar uma tomada ligando vários aparelhos nela;

  5. Quando for realizar a limpeza de um equipamento elétrico, verificar se o mesmo está desligado;

  6. Realizar revisões periódicas das instalações elétricas da casa;

  7. Ler sempre as instruções antes de instalar qualquer eletrodoméstico

  8. Desligar os aparelhos sempre puxando pelo plugue, nunca pelo fio

E o mais importante de tudo: não se aventure em realizar atividades para as quais você não foi devidamente instruído. No mercado existem inúmeros profissionais altamente capacitados que possuem experiência e permissão para realizar trabalhos com eletricidade.


 
 
 

Comments


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

Nossos Clientes

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page