EPI para eletricistas! Quais são? Como cuidar?
- Otniel Barbosa
- 9 de jun. de 2018
- 3 min de leitura

Quando observamos a questão da evolução tecnológica, notamos que a utilização de aparelhos cada vez mais modernos é muito grande. Com isso, a dependência de energia elétrica também cresceu bastante.
Como sabemos, o processo para a energia chegar até você é bem complexo e não funciona por mágica! É necessário que diversos profissionais eletricistas que desempenham diferentes funções trabalhem arduamente para que tudo isso aconteça.

Todo o conhecimento deste profissional é muito importante para que a execução das tarefas sejam perfeitamente realizadas, mas se este profissional não atentar para os quesitos de segurança, as chances de um acidente em seu servição serão muito grandes.
Cheque a utilização dos equipamentos de proteção individual, também conhecidos como EPI. Os profissionais eletricistas estão expostos todos os dias a diversos riscos graves e a utilizando do EPI é indispensável.
EPI para eletricistas: Qual a importância?
Uma das formas de avaliar um bom profissional é analisando como ele cuida da própria segurança, visto que se ele não cuida bem de si, qual a garantia de que irá se preocupar com a segurança das pessoas que vão circular no local onde ele realizou algum trabalho?
Este artigo serve tanto para o cliente que pode observar o eletricista nos aspectos citados, quanto para o próprio eletricista, que além de passar uma imagem mais profissional para o cliente, também visa trabalhar dentro das normas corretas, cuidando de forma efetiva da sua própria segurança que é foco principal em questão.
EPI para eletricistas: Quais são?
Para permitir a realização do trabalho de maneira eficaz e sem nenhum risco, o eletricista deve ter sempre contigo os equipamentos de proteção individual relacionados à sua área, são eles:
Ferramentas adequadas – Além de contar com ferramentas de boa qualidade, os eletricistas devem usar sempre aquelas que possuem um cabo ou protetor de borracha com a função de isolante.
Capacete – O uso do capacete é fundamental para garantir a segurança contra impactos na região da cabeça.
Capa protetora – Esta capa deve ter um revestimento em borracha atuando com a função isolante, usada na isolação de barramentos de forma a criar uma barreira isolante por exemplo.
Luvas e sapatos de borracha – Ambos tem duas funções, a primeira é a proteção das mãos e dos pés e a segunda é para atuar como isolante, por isso ambos devem ser de borracha.
Em caso de luva isolante devem ser analisados a tensão de trabalho e a tensão de isolação da luva, ambos devem ser compatíveis.
Óculos de proteção – Este equipamento visa proteger os olhos de qualquer objeto estranho. Alguns capacetes contam com uma viseira geralmente de acrílico, ela também tem este objetivo.
Cinto de segurança e travas de proteção – Estes devem ser utilizados pelos eletricistas que desempenham trabalhos a mais de 2 metros do chão.
EPI para eletricistas: Como cuidar?
Após a utilização do equipamento de proteção individual, o mais indicado é limpá-lo e guardá-lo corretamente, desta forma o seu tempo de vida útil será muito maior. A manutenção da boa condição de uso deste EPI é tão importante quanto a sua própria utilização. Não adianta usar um equipamento de proteção que não está dentro das normas ou em péssimo estado de conservação. Sendo assim, cuide bem do seu EPI e na hora de comprá-lo, pesquise as marcas e veja se elas foram aprovadas pelo órgão responsável.
Considerações finais
É importante frisar que mesmo tomando todos os cuidados, o eletricistas é um profissional sujeito a vários riscos e acidentes, mas eles ocorrem com muito mais frequência e com consequências muito mais graves, quando há imprudência e/ou negligencia dos profissionais.
Comments